sábado, 30 de junho de 2012

Decomissionamento de barragem

Eae camarada, qual é a boa?

us-condit-dam-breach-vin.jpg

Uma barragem de quase um século de operação e com 38 metros de altura foi desativada no sudeste do estado de Washington.

A barragem de Condit estava instalada no White Salmon River, seu licenciamento estava condicionado a construção de uma escada para peixes, cujo custo estimado era de cerca de 100 milhões de dólares. O decomissionamento custou 32 milhões.

O empreendimento tinha 14MW de potência e deve ser instalado em outro ponto do rio.

O vídeo mostra a abertura de uma brecha na base da barragem. O lago estava totalmente assoreado e o volume de sedimentos na onda formada é impressionante.

No Brasil, devido a implementação da Política Nacional de Segurança de Barragens que vêm da lei federal 12334 de 2010, os órgãos regulatórios começaram a se preocupar com este assunto, fazendo questionamentos aos donos de barragens quanto a existência de planos de decomissionamento e esvaziamento de reservatórios. Este será um grande desafio aos engenheiros, em um panorama mundial, pois não há know how na bagagem da maioria dos profissionais.

O ocorrido  foi no final do ano passado.

Dê uma olhada no vídeo da National Geografic:




sexta-feira, 29 de junho de 2012

Falando de estrada.....

Caramadas,

Essa é a moto: Harley Davidson XR 1200X


  


A ovelha negra da HD não mudou muito desde 2010, mas as raízes de cafe racer andam me chamando muito a atenção. Totalmente fora da linha dos acostumados com as estradeiras típicas dos harleyros.
Suspenção dianteira e traseira Showa, totalmente ajustáveis.
Dois discos de 292mm dianteiros com quatro pistões, e um na traseira de 260mm com pistão único. Dizem que é são um pouco borrachudos, não achei quando rodei em um test drive na loja da zona sul de SP. 


Rodei um trecho de cerca de 4km, o torque é eletrizante. O banco é bem confortável assim como a posição de pilotagem. Para a garupa um encosto vai bem. Vi um camarada anunciando uma com encosto e bagageiro acoplado, muito útil, sem tirar a beleza do conjunto.


O motor bicilíndrico de 1202cm³ esquenta um bocado, e era um dia fresquim quando rodei, mas o tesão me fez deixar isso de lado. As pernas ficam um pouco soltas, não tem como ficar com as pernas coladas ao tanque, o calor realmente é grande.
O painel é muito simples, conta-giros analógico com visor led que mostra km e medições diversas, velocímetro digital.

A brasuca é vendida nas cores branca perolizada e preta fosca. Preço médio de 34mil realezas.

Dou o braço a torcer pois não há tanta tecnologia como as japas, mas, como diz o camarada Maguila, um homem com estilo vive melhor.


Saca a avaliação dos camaradas da quatrorodas fizeram:

TOCADA
Imagine uma Harley-Davidson em que você possa abusar nas curvas e inclinar muito: dá prazer, apesar do nível exagerado de vibração do motor.
★★★

DIA A DIA
Para uso diário, seu comprimento atrapalha para andar entre os carros, mas o maior inconveniente é o calor emanado pelo motor no tráfego pesado.
★★★

ESTILO
Tem de sobra, e a tecnologia mecânica salta aos olhos: bengalas invertidas, amortecedores a gás, o preto fosco... Harley é isso.
★★★★

MOTOR E TRANSMISSÃO

O V2 a 45 graus vibra bastante. Câmbio e embreagem são duros também, mas prometem durar 100 anos.
★★★

SEGURANÇA
Apesar do comprimento e peso, boas suspensões, freios e pneus garantem segurança na tocada esportiva e no contorno de curvas.
★★★★

MERCADO

O preço é sugestivo. A moto busca motociclistas de outras tribos. Mesmo assim, ainda é rara nas ruas. (ainda bem...hhehe)
★★★

50 anos de Tremendão



Mesmo rolando a turnê Sexo & Rock´n´roll o tremendão esta apavorando. Com o disco e dvd 50 anos de estrada, gravado no Teatro municipal do rio, Erasmo Carlos comemora um período de vida artística, muito ativa, que é para poucos. O disco, com 20 tracks, trás sucessos de toda a carreira, e claro bixo, conta com a participação do rei.

Check it out: http://www.erasmocarlos.com.br/

Compre aqui, com preços camaradas: https://loja.coqueiroverderecords.com/busca/erasmo
Eae camaradas, qual é a boa? Seguinte. Ponto númerO 1: este site há de informar. Ponto número 2: logo, deve abordar assuntos multidisciplinares, do mesmo modo como as coisas passam pela cabeça deste q escreve. Blz. Bora lá.